Projeto Visitar
- Giulian Ola
- 2 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
É uma ação da prefeitura de Vitória junto com a Secretaria Municipal de Turismo em parceria com Instituto Goya, que funciona desde 2006 e tem objetivo de valorizar e incentivar o turismo no centro de Vitória. Os monumentos históricos ficam abertos de terça a domingo das 9h às 17hs e é gratuito e pode ter a presença dos monitores que explicam cada local.

São 7 monumentos para conhecer, uma verdadeira aula de história e você ganha um passaporte cultural, que é carimbado a cada local que é visitado. Abaixo tem um pequeno trecho sobre esses locais:
Theatro Carlos Gomes foi construído numa época em que Vitória passava por grandes transformações urbanas. A obra foi inaugurada em 5 de janeiro de 1927 e foi inspirada em sua parte interna no Teatro Scalla de Milão, na Itália. Em 2004 passou por uma grande restauração reafirmando sua importância para a cultura capixaba.
A Igreja de São Gonçalo, tem sua data de fundação considerada em 1707, pois no local já havia uma pequena capela. A Igreja com mais de 300 anos de história foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A igreja é uma das preferidas das noivas por ser considerada “a igreja dos casamentos felizes”
A Catedral Metropolitana de Vitória teve sua construção iniciada em 1920 e estendeu-se por 50 anos. Símbolo da cidade de Vitória, foi tombada pelo Conselho Estadual da Cultura em 1984. Tem seu estilo inspirado na arquitetura gótica e especialmente na catedral da cidade alemã de Colônia.
A igreja Nossa Senhora do Rosário iniciou sua construção em 1765 e foi finalizada em apenas 2 anos. Em 1945 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua fachada ainda contem influência da arquitetura barroca.
Convento de São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas. O convento era ponto de encontro e de evangelização. Também foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio histórico e artístico estadual.
A Capela Santa Luzia é um marco do início da colonização de Vitória, é considerada a edificação mais antiga e preservada da cidade. Possui características das construções do estilo colonial brasileiro e tem como peculiar uma única porta de acesso.
O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo fundado em 1682 por padres carmelitas, era formado pelo convento, pela Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem terceira, todos em estilo colonial, com linhas barrocas. Foi tombada pelo Conselho Estadual da Cultura em 1984.