1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil
- Giulian Ola
- 1 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Pra caçar, lá na floresta, comprara cinquenta cães.
Cinquenta é cachorro pra burro!
É cachorro pra cachorro!
Cinquenta cachorros no mato! Não dá nem pra imaginar.
Tem gente que caça sozinho! Tem gente que caça com gato!
Mas ele queria assim. E foi assim foi, ele, caçar. Sempre rindo e repetindo aquele triste bordão:
- De todos os caçadores, eu serei campeão! (A deusa, o herói, o centauro e a justa medida – Favish)
A 1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil, é uma exposição itinerante que está em cartaz no Sesc Glória até dia 20 de dezembro de 2015. As obras são voltadas para o universo infantil, dialogando com a arte contemporânea. Participam o 8 artistas, sendo 5 do Brasil, 1 dos Estados Unidos, 1 de Israel e 1 da Argentina.
A proposta desse projeto é que esses desenhos não sejam limitados apenas ao universo dos livros, mas que saltem desse universo e mostre os artistas que as fizeram, ganhando um espaço na arte contemporânea e que possam gerar conexões culturais que rompam barreiras.

O primeiro contato com essas obras nos causa uma sensação de empoderamento. Posso nunca ter visto essas obras, mas algo que vivenciei na minha infância faz tornar familiar.
Quantas vezes quando criança não brincamos de telefone sem fio? Ou ouvimos a história do pequeno polegar ou do centauro? Do cavalo de troia? Essas memórias de infância são construídas novamente quando vemos as obras. A mostra resgata um universo que não é muito vislumbrado, são imagens que não precisam de texto para que se possa entender. Justamente por causa da nossa bagagem cultural, do nosso imaginário.

E podemos nos perguntar: o que acontece quando estamos diante de uma obra de arte? Essas obras respiram sozinhas, nosso imaginário pode criar a história que quiser, podemos dar vários sentidos. Temos a liberdade de atribuir significados diferentes do que o artista propôs, podemos ter sensações diferentes, voltar a ter mente de criança.
Quando estamos diante de uma obra de arte, acontece o que queremos que aconteça.

Comments